top of page

10 Mitos das Plataformas No Code

  • Foto do escritor: Felipe Person Malta
    Felipe Person Malta
  • 2 de jan. de 2023
  • 7 min de leitura

ree

🔎O Marketing digital está revolucionando dia após dia a vida de muitas pessoas e de milhares de empreendedores, fazendo com que seja cada mais fácil alcançar potenciais clientes e consumidores dos mais diversos tipos, tanto B2C como B2B. Graças a isso, cada vez fica mais fácil criar MVP's de Startups que podem virar novos unicórnios, tudo isso sem a necessidade de programar.

A quantidade de pessoas procurando por soluções No Code tem aumentado significativamente, sendo que já existe até um termo utilizado para denominar esses novatos: os "Citizen Developers" (Cidadãos Desenvolvedores). Esse nome foi utilizado pois pessoas comuns, sem habilidade técnica de programador e sem conhecimento ou experiência prévia pode criar aplicativos usando as soluções No Code.


Apesar de existir vantagens e benefícios imensos, muitas pessoas ainda possuem receios ao utilizar plataformas No Code para seus empreendimentos. Com isso, essas plataformas não são utilizadas no seu máximo e, portanto, acabam se criando alguns "mitos".

Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre alguns Mitos das Plataformas No Code e trazer toda verdade à tona. Vamos desmascarar esses Mitos do No Code juntos e ajudar novos empreendedores e desenvolvedores a tomar uma decisão racional sobre qual a melhor plataforma para seu negócio!



Mito 1: 🎨Plataformas No Code Não São Customizáveis


A conveniência das plataformas No Code é enorme, pois permite construir um aplicativo sem a utilização de programação. Contudo, mesmo assim, as pessoas querem conseguir customizar seus aplicativos e colocar tudo dentro das suas necessidades e nas suas paletas de cores.

Bem, assim como outras plataformas de sites, o Desenvolvimento No Code tem como objetivo providenciar templates para diversas aplicações. Como o No Code fornece designs pré-construídos, os desenvolvedores não poderão personalizá-los de acordo com seus planos.

Contudo, todas as plataformas No Code possuem (umas mais, outras menos) uma customização de praticamente qualquer "bloco" que você for utilizar. Quanto mais avançada for a ferramenta No Code que você estiver utilizando, mais será a customização possível e, em alguns casos, até mesmo a introdução de códigos específicos, fazendo com que ela vire uma aplicação Low Code.


Mito 2: 👨‍💻Utilizar o No Code Substitui a Programação


De acordo com um mito popular do mundo No Code, as plataformas No Code eliminaram a necessidade de fazer desenvolvimentos de programação para novos negócios. Como resultado, muitos desenvolvedores acreditam que essas plataformas são uma ameaça para eles, podendo tornar o desenvolvimento de softwares por programação quase que insignificante.

É claro que o avanço no desenvolvimento diminui de maneira drástica o esforço que as pessoas têm para completar e finalizar seus trabalhos. Contudo, na realidade, a programação ainda é, e sempre será, muito importante, principalmente quando grandes melhorias ou mudanças nas aplicações são necessárias.

O No Code serve principalmente para fazer com que a aplicação possa ser feita inicialmente pela metodologia "drag and drop", mas conforme o desenvolvimento vai ficando mais complexo e completo, a introdução de programação faz-se necessária, fazendo com que ambos - No Code e Programação - andem de mãos dadas nessa nova empreitada.



Mito 3: 🧠Plataformas No Code Precisam De Conhecimento Técnico


Essa ideia vai na direção oposta do conceito de No Code, porém é muito comum diversas pessoas pensarem assim quando começam nesse mundo. Vamos deixar claro uma coisa: qualquer um, com qualquer habilidade técnica pode desenvolver aplicativos No Code.

Normalmente esse mito começa com a ideia de que, como é necessário entender um pouco de lógica para fazer um aplicativo, você naturalmente precisará de conhecimento técnico em programação para fazer seu aplicativo.

Apesar do conhecimento de programação ajudar na parte da lógica, isso pode ser facilmente contornado com a utilização de aplicativos de mapas mentais ou listas de funcionalidades, pois isso é apenas a lógica em si. As plataformas No Code apresentam diferentes módulo do tipo "drag and drop", que você basicamente clica e arrasta o que você precisar, como: checklists, menus suspensos, listas, painéis de navegação e muito mais.

Apenas um problema bem definido e o resultado desejado são necessários para desenvolver o aplicativo. Qualquer pessoa pode criar aplicativos sem saber codar se entender como um aplicativo funciona.



Mito 4: 💪No Code é Apenas Para Aplicativos Leves e Simples


Qualquer pessoa pode construir rapidamente um aplicativo de negócios funcional usando uma plataforma No Code. Isso levou à um equívoco grande de diversas pessoas que, de maneira errada, assumiram que o No Code apenas consegue fazer programas muito simples e leves.

Os que se aventuram nesse mundo também podem construir aplicativos comerciais complexos usando as técnicas No Code, pois ela é muito versátil. Sendo assim, diversas empresas acreditam que técnicas Low Code podem ser úteis na construção de soluções corporativas e personalizadas.

A plataforma No Code está sendo usada por muitas empresas como uma solução direta para melhorar o processo de digitalização. De fato, muitas plataformas não levam o No Code a sério porque acreditam que ele é adequado apenas para criar aplicativos leves.

No entanto, a funcionalidade dos programas criados podem ser muito complexos que nem parecem que foram feito sem nenhuma linha de código.


Mito 5: 📈Plataformas No Code Não São Escaláveis


A escalabilidade é um recurso de plataformas sem código que permite aos usuários ajustar o tamanho e as partes do aplicativo, sendo uma grande dificuldade para os métodos tradicionais de criação de aplicativos. Contudo, graças ao surgimento de plataformas No Code que operam na nuvem, esse não é mais um problema.

Muitas empresas adotaram plataformas de Low Code/No Code para um único negócio, que mais tarde se expandiram para toda a empresa. A maioria das empresas hoje usa plataformas Low Code ou No Code exclusivamente em pelo menos dois de seus departamentos.

Essas plataformas permitem que as empresas automatizem suas operações principais e auxiliares. As empresas os utilizam em vários setores para acelerar seus processos de transformação digital.



Mito 6: 🔐Plataformas No Code Não São Seguras


Como qualquer outra plataforma, os desenvolvedores questionaram a credibilidade e segurança das plataformas No Code para proteger as informações dos usuários. O mito comum das plataformas No Code é que elas se preocupam menos com a segurança porque permitem que os usuários criem aplicativos rapidamente.

A possibilidade de vazamento de informações, por exemplo, torna as plataformas No Code inseguras para o desenvolvimento de aplicativos. No entanto, ao construir aplicativos comerciais, as plataformas No Code oferecem segurança certificada de nível empresarial.

As plataformas No Code de nível empresarial oferecem segurança alta, escalabilidade, métricas de desempenho e governança.


Mito 7: 🐱‍👤Plataformas No Code Possibilitam a Existência De Shadow TI


O uso indevido de aplicativos e o gerenciamento inadequado são as principais causas da Shadow TI que impedem que os usuários usem o No Code. A preocupação é que, já que a criação No Code é tão simples e rápida ao criar em uma plataforma No Code, pessoas não autorizadas podem começar a utilizar o aplicativo, resultando em monopólios dentro da empresa e caos. Consequentemente, a equipe central de TI é essencial para tornar o aplicativo de negócios mais seguro e protegido contra hackers. É possível limpar rapidamente o backlog de TI sem correr o risco de Shadow IT.

Além disso, quando a equipe de tecnologia e os desenvolvedores No Code colaboram, todos os aplicativos que eles criam são cuidadosamente avaliados. A colaboração da equipe de tecnologia e dos desenvolvedores No Code pode reduzir drasticamente os riscos relacionados à conformidade e à segurança.


Mito 8: 🚀Plataformas No Code Somente Possibilitam Fazer a Parte de "Build" do Aplicativo


A plataforma No Code ajuda você a construir rapidamente aplicativos de negócios adequados e graças a isso, te ajuda durante todo o desenvolvimento do seu negócio. No entanto, os desenvolvedores No Code ainda hesitaram em participar de um fórum No Code devido aos mitos que circulam.

Podemos ver por que este é um dos equívocos mais prevalentes sobre as plataformas Low Code e No Code. No entanto, seus aplicativos são extremamente complicados.

Eles se concentram em tudo, não apenas na fase de construção. A plataforma No Code envolve desenvolvimento, teste, implantação e manutenção.

Ou seja, a crença de que uma plataforma No Code se concentra apenas no processo de construção é completamente falsa. Todo o ciclo de vida do desenvolvimento do aplicativo ainda é guiado pela mídia No Code, desde o início até a implantação e manutenção.


Mito 9: 🤝Plataformas No Code Dificultam Colaboração Com Times


A colaboração é um componente crítico das plataformas Low Code e No Code, como você pode ter visto se leu todos os mitos e verdades.

A colaboração é um dos componentes significativos do desenvolvimento de sua empresa e da sustentação do crescimento. No entanto, as pessoas são céticas em relação ao uso de plataformas No Code devido ao mito da falta de colaboração dentro do fórum.

Tradicionalmente, os programadores criam várias linhas de código sozinhos. A diferença é que o No Code é controlado pela equipe central de TI, enquanto os usuários de negócios colaboram para criar o produto final.

Todos têm voz! Na verdade, existem vários casos em que toda a empresa contribuiu para o projeto. Contrariamente aos mitos No Code, essa evolução exige mais colaboração do que o desenvolvimento convencional.


Mito 10: ⚡Plataformas No Code São Apenas uma "Trend"


Apesar da noção de programação Low Code existir desde a década de 1980, ó recentemente essas plataformas foram mais desenvolvidas e se tornaram conhecidas.

A distinção crítica entre as ferramentas ultrapassadas dos anos 80 e as mídias Low Code e No Code modernas é sua funcionalidade e simplicidade. Portanto, elas não são apenas tendências passageiras. Elas vão ficar aqui.

Embora as plataformas possam ser populares, elas não são apenas uma tendência passageira ou moda.


Bônus: 🙅‍♂️Desenvolvimento No Code Platform é uma Ameaça para Engenheiros e Times de Tecnologia


O equívoco mais comum sobre o Desenvolvimento No Code é que a Plataforma No Code vai assumir o papel dos engenheiros. Isso simplesmente não é verdade!

Na verdade, a equipe de tecnologia deve exercer controle para que o desenvolvimento No Code funcione bem e evite se transformar no Velho Oeste da criação de software.

As equipes de tecnologia supervisionam e gerenciam os projetos criados em plataformas No Code centralizadas, proibindo que os desenvolvedores No Code construam o que quiserem, sempre que quiserem. O que não só poderia causar problemas de segurança e conformidade, mas também seria improdutivo.


❓Onde Aprender Mais Sobre o 🌎 No Code?


Na ON No Code a gente te ensina tudo e mais um pouco sobre como desenvolver e lançar seu aplicativo com técnicas No Code. Organize, Desenvolva e Lance seu aplicativo em menos de 1 semana, com guias e aulas práticas para todos os amantes e aprendizes de No Code!


Comentários


Feito com 💚 no Brasil

bottom of page